sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Sobre o Blog💻

Sejam bem-vindos ao Blog Saúde Visual em Foco. 



Neste blog, iremos abordar diversos temas relacionados à saúde ocular, fornecer dicas práticas e informações relevantes sobre cuidados com os olhos. 

Vamos abordar temas como a importância de fazer exames regulares, como prevenir problemas de visão, quais são os melhores alimentos para manter a saúde dos olhos, dicas e informações sobre armações, lentes oftálmicas, óculos, lentes de contato e muito mais. 

Esperamos que você tenha uma ótima experiência no nosso blog e que encontre aqui informações valiosas e ótimas orientações, para a saúde dos seus olhos.

No Brasil a atividade da optometria é totalmente legal, pois a profissão está prevista pelo artigo 3º do Decreto 20.931/32 e o conteúdo das atividades está descrito na Portaria nº 397, de 09.10.2002(Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego).


O que é Optometria?



A Optometria é uma ciência da área da saúde, com base na física, especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual. A profissão existe no mundo há mais de 100 anos, sendo praticada em mais de 130 países (inclusive nos EUA, Japão e Europa).



O Optometrista é o profissional independente da área da saúde, que está habilitado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em compensar através de artefatos ópticos e equipamentos oftalmológicos, alterações visuais de origem não patológica, melhorando o desempenho visual dos pacientes. O trabalho do Optometrista está voltado para a prevenção de patologias oculares, assim como a compensação de defeitos refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, através de óculos e lentes de contato.


O Optometrista não utiliza qualquer medicamento ou técnica invasiva. Todos os equipamentos utilizados são de caráter observacional e direcionados para a avaliação qualitativa e quantitativa da visão. É treinado para reconhecer uma alteração visual de ordem patológica ocular ou sistêmica, encaminhando nesses casos, a um profissional da área médica, realizando assim o seu trabalho de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário